Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Biblioteca Cidadã

Aos poucos a Biblioteca Cidadã de nossa cidade vai mostrando sua cara com um lindo painel que esta sendo pintado em sua parede frontal, mostrando um pouco da História de Peabiru . Cada figura ali estampada, carrega em si um simbolismo intrínseco, como a nossa Igreja Matriz, que foi a primeira Igreja aqui fundada, mostranda como ela era (em madeira) e como ela se encontra nos dias de hoje. As duas igrejas em si representam não uma religião em si, mas o fato histórico de que outrora, um templo era junto com o cruzeiro, o primeiro monumento a ser erigido na demarcação de um novo povoado. Também retrata os nossos antigos moradores que trabalharam nas fazendas de Café; o Obelisco que se localiza no centro de nossa Praça Central; os povos estrangeiros que aqui se fixaram na figura do espanhol imperial montado; e, os Índios , senhores desta terra vermelha, que caminhavam por este chão batido sob as copas dos Pinheiros-do-Paraná (desta árvore, só resta 1% da vegetação original em todo o Estado).

Apenas um pedacinho bem pequeno para relembrar e mostrar um pouco da nossa historia, pois se fossemos contar e mostrar outras coisas importantes que fizeram e fazem parte de nossa cidade, este painel teria que ser bem maior, pois faltaria espaço para demonstrar o carinho que sentimos por esta cidade, pelos antepassados, pela nossa história.

Neste painel não se encontra um símbolo que se destaca para todos que passam em nosso Trevo, o qual dá acesso a área central: a nossa Maria Fumaça que aqui muito trabalhou para deixar toda a cidade asfaltada. Este símbolo já se encontra em todos adesivos colados em carros públicos do Município. Quando a obra estiver acabada (falta inscrever alguns fragmentos literários entre as figuras), o autor da obra relatará o significado preciso de cada parte do painel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.

Envie para o nosso e-mail

LOCALIZAÇÃO DE PEABIRU

E-MAIL PARA CONTATOS.

peabirunorumocerto@hotmail.com

Praça Central

Praça Central

Hino a Peabiru.

Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru, oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. O amor aqui impera E o trabalho nos Conduz A um pedestal de gloria Por um caminho de luz. Liberdade no horizonte No céu um formoso azul Terras férteis. Rios, fontes És uma estrela do sul Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. Teu nome emoção encerra És caminho do sertão És meu berço, minha terra És a minha inspiração. Laboriosa e hospitaleira Destemida e varonil É a gente desta terra Também filhos do Brasil. Peabiru, Peabiru.....