Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INTERCÂMBIO CULTURAL

Contando com o apoio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Peabiru, a APDARTES-ASSOCIAÇÃO PEABIRUENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ARTES, assinou no último dia 08 de dezembro de 2.010, um termo de intercâmbio cultural com a APEMO - ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS ESCRITORES DE MOÇAMBIQUE. O intercâmbio visa estreitar a relação cultural entre Brasil e Moçambique, dissipando esta visão eurocentrista que temos sobre a África. Sempre que se fala de África, vem o pensamento deturpado de que neste continente somente existe pobreza. Nós brasileiros, se colocando no lugar de nossos irmãos africanos, podemos sentir esta mesma dor quando Europa e Estados Unidos, de forma também equivocada, nos identificam tão somente pela pobreza e pela miséria.
Assim, este intercâmbio também visa substituir, através do conhecimento e divulgação dos artistas moçambicanos, que este país e a África como um todo, não podem ter a miséria como identidade primeira. Conciliando as duas culturas, pode-se combater a fuga das raízes, de nossas tradições, a perda de nossa identidade frente a este processo de “globalização”, fuga esta que nos leva ao desencontro no confronto com as outras realidades, com outras culturas, deixando-nos com um distorcido espírito de inferioridade. Outro objetivo se pauta na correção do equívoco dos livros didáticos brasileiros, que abordam a cultura do Hemisfério Norte como superior a cultura Africana e por extensão, a cultura brasileira. Com o intercâmbio se divulgará a arte dos membros da APDARTES em Moçambique e a arte dos membros da APEMO no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.

Envie para o nosso e-mail

LOCALIZAÇÃO DE PEABIRU

E-MAIL PARA CONTATOS.

peabirunorumocerto@hotmail.com

Praça Central

Praça Central

Hino a Peabiru.

Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru, oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. O amor aqui impera E o trabalho nos Conduz A um pedestal de gloria Por um caminho de luz. Liberdade no horizonte No céu um formoso azul Terras férteis. Rios, fontes És uma estrela do sul Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. Teu nome emoção encerra És caminho do sertão És meu berço, minha terra És a minha inspiração. Laboriosa e hospitaleira Destemida e varonil É a gente desta terra Também filhos do Brasil. Peabiru, Peabiru.....