Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Oiti sendo plantadas em Peabiru

Os funcionários do município de Peabiru estão plantando mudas de Arvores (OITI), as pessoas que tiver interesse é só Procurar na secretaria do meio ambiente e agendar com o Secretario Oscar Klein.

Como fica a Oiti depois de grande Conheça esta arvore.

Oiti - Uma das Espécies de Árvores Mais Resistentes do Mundo

Muito rústico, o oiti resiste bem à poluição e por isso sobressai entre as espécies usadas na arborização urbana.

Nativo do Brasil e de ocorrência espontânea entre Piauí e Bahia, o oiti (Licania tomentosa), também chamado oitizeiro ou oiti-da-praia, é uma árvore frondosa, de tronco esguio (atinge até 15m de altura), folhagem densa e perene, da família das crisobalanáceas, a mesma do guajuru ou crisobalano. As flores são inexpressivas, mas as folhas, quando novas, formam uma copa esbranquiçada que lhe confere interesse ornamental. Os frutos, cuja polpa é pegajosa e amarela, são comestíveis mas de cheiro pouco agradável.

Do mesmo gênero é a oiticica (L. rigida), cujo tronco se ramifica logo acima do solo e forma copas de vinte a trinta metros de diâmetro. A oiticica, espontânea no sertão e parte do litoral nordestino, frutifica antes do quinto ano, atinge a maturidade aos dez e pode produzir por mais de cem anos. É importante pelo óleo extraído das sementes, contidas em bagas de 7,5cm de extensão por dois de largura. Rico em iodo, é anticorrosivo, impede a formação de crostas e se usa na produção de borrachas, lonas de freios, tintas e vernizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.

Envie para o nosso e-mail

LOCALIZAÇÃO DE PEABIRU

E-MAIL PARA CONTATOS.

peabirunorumocerto@hotmail.com

Praça Central

Praça Central

Hino a Peabiru.

Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru, oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. O amor aqui impera E o trabalho nos Conduz A um pedestal de gloria Por um caminho de luz. Liberdade no horizonte No céu um formoso azul Terras férteis. Rios, fontes És uma estrela do sul Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. Teu nome emoção encerra És caminho do sertão És meu berço, minha terra És a minha inspiração. Laboriosa e hospitaleira Destemida e varonil É a gente desta terra Também filhos do Brasil. Peabiru, Peabiru.....