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quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Professores terão acesso a todos os trabalhos do PDE -

A professora-doutora Acácia Zeneida Kuenzer, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre a Dimensão da Práxis Pedagógica na Formação Continuada do Professor PDE. “Às vezes o mundo moderno não oferece condições para que o professor exerça sua função. Então é necessário investir em sua formação para que ele descubra novos espaços e formas de atuação”, explicou Acácia Kuenzer. Ela defende que a formação deve ser densa em teoria, para que o professor conheça a realidade e a sociedade na qual atua e assim domine o seu processo de trabalho. “O PDE atende às necessidades de formação do professor, pois une teoria e prática e propicia planejamento, organização e aplicação do objeto de estudo”, disse. Segundo Simone Bergmann, coordenadora do PDE, no decorrer deste ano todos os professores da rede pública estadual receberão DVD contendo os trabalhos produzidos pelos participantes da turma PDE 2007. O conteúdo estará disponível também no site www.diaadiaeducacao.pr.gov.br e é mais um material de apoio oferecido pela Secretaria de Estado da Educação aos professores. Simone Bergmann conta que, até o fim deste ano, todas as universidades estaduais do Paraná terão um prédio que vai abrigar o Centro de Integração da Educação Básica com o Ensino Superior. “Trata-se de um espaço que garante a identidade física do programa e será utilizado especificamente para desenvolvimento do PDE”, informa. Um projeto de lei que integra o PDE à carreira do magistério estadual de forma permanente será encaminhado à Assembleia Legislativa. Desta forma, o governador Roberto Requião pretende consolidar definitivamente o programa. “O projeto estabelece que a cada ano pelo menos 3% dos professores definitivos do quadro magistério estarão freqüentando o PDE”, afirmou o governador. O programa é referência no Brasil e foi escolhido pelo MEC como modelo de formação. “O PDE é o grande alicerce da valorização dos profissionais da educação no Paraná e o apoio do Ministério da Educação é um reconhecimento das políticas públicas educacionais implementadas no Estado”, disse a secretária de Educação, Yvelise Arco-Verde. A secretária destacou também a importância do Grupo de Trabalho em Rede (GTR). Além da elaboração e aplicação do projeto de intervenção pedagógica, o PDE proporciona interação entre o professor PDE e os demais professores por meio do GTR - em ambiente virtual. “A intenção é socializar o conhecimento e a pesquisa a todos os 64 mil professores da rede”, afirmou a secretária. A professora de Inglês do Colégio Estadual Padre Chagas, de Guarapuava, Adriane Davibida, criou um webquest - metodologia de pesquisa orientada que utiliza recursos da internet - para trabalhar a Língua Inglesa. Ela conta que foi uma experiência desafiadora, pois optou por trabalhar com algo que pouco conhecia. “Uma das propostas desse Governo é incentivar o professor a utilizar recursos como a TV multimídia e o computador. Percebi que precisava entender e me aprimorar para fazer melhor uso destes recursos oferecidos em sala de aula com os alunos”. Segundo Adriane, o PDE a motivou a entender e dominar novas tecnologias. “Além de aprender a utilizar os novos recursos, descobri novas formas de incentivar e otimizar o aprendizado da Língua Inglesa na prática em sala”. A professora de Inglês do Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Almirante Tamandaré, Irene Mattos, investigou as dificuldades vivenciadas pelos alunos no processo de transição do ensino fundamental para o ensino médio. Seu projeto, intitulado “Vídeo para TV pendrive – rendimento escolar na 5ª série do Ensino Fundamental: o papel de professores e pais no desempenho escolar dos alunos” foi pesquisado e aplicado em escola estadual e municipal. A professora afirma que encontrou no PDE o espaço ideal para conduzir a reflexão acerca do assunto. “O formato do programa proporciona tempo de pesquisa e troca de experiências. Pude trabalhar todos os segmentos que podem influenciar esta fase da vida do aluno: pais, professores, Estado e município”. A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, ressaltou a importância do programa, que oferece diálogo e integra as universidades às escolas: “É fundamental que o professor das escolas levem à universidade a realidade e a demanda que sentem no dia a dia para que os alunos das Universidades, futuros profissionais, tenham contato com esta realidade”. Segundo Lygia Pupatto, esta é a primeira vez que a Educação está sendo tratada como uma só. O PDE é um programa inédito de formação continuada que pretende melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas salas de aula das escolas ao incentivar e proporcionar estudo e pesquisa aos professores. O Programa teve início em 2007 ofertando 1.200 vagas e no ano passado ampliou este número para 2.400. São dois anos de estudo. No primeiro ano o professor é afastado de suas atividades docentes em 100% da carga horária e, no segundo, retorna à escola com 75% da carga horária, para que nos 25% restantes finalize suas implementações na escola e produza o artigo final. A presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes comemora a conquista dos professores. “O PDE atende a uma reivindicação antiga, de ascensão e progressão na carreira por meio estudo e formação.\\\"

FONTE

aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=54224

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Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru, oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. O amor aqui impera E o trabalho nos Conduz A um pedestal de gloria Por um caminho de luz. Liberdade no horizonte No céu um formoso azul Terras férteis. Rios, fontes És uma estrela do sul Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. Teu nome emoção encerra És caminho do sertão És meu berço, minha terra És a minha inspiração. Laboriosa e hospitaleira Destemida e varonil É a gente desta terra Também filhos do Brasil. Peabiru, Peabiru.....