Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2009

DIA DO DESAFIO

Segunda feira, dia 11 de maio de 2009, realizou-se nas dependências da secretaria municipal de educação de Peabiru, uma reunião sobre o Dia do Desafio. Estiveram reunidos líderes de vários segmentos da sociedade peabiruense, do legislativo, executivo, comercial, educacional, civil e militar. Esteve também presente nesta ocasião o representante de divulgação do SESC, de Campo Mourão que expôs os aspectos relevantes deste evento cuja principal meta é envolver todos os ângulos da sociedade no combate ao sedentarismo e à inatividade física.

DIA DO DESAFIO – O QUE É:

Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.

No dia 27 de maio, o município de Peabiru registrará sua participação neste evento pela primeira vez, através do qual se buscará mobilizar o maior número de segmentos e população a participar. Durante este dia, haverá atividades físicas em vários espaços (escolas, praça, associação comercial), contando com o apoio de profissionais de Educação Física, acadêmicos e academias.

Histórico :

O Dia do Desafio ( Challenge Day ) foi criado em 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, e o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante. Porém, o inverno de temperaturas baixas levou à transferência da atividade para o mês de maio, início do verão no Hemisfério Norte. Assim, o Dia do Desafio passou a realizar-se todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - entidade alemã de promoção do esporte para todos - em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.

No Brasil, este evento é realizado desde 1995, sob a coordenação geral do Sesc São Paulo.

Em 1997, o Sesc Paraná coordenou pela primeira vez o evento no Estado com a participação de duas cidades: Londrina e Ponta Grossa que mobilizaram respectivamente 20,71% e 30,66% dos habitantes, totalizando 172.914 atendimentos. Em 2002, 11 cidades participaram, contabilizando 545.490 atendimentos, com destaque para Santa Mariana que mobilizou 89,56% de sua população.

Em 2003, No Brasil, foram inscritos 14 estados e 753 cidades, sendo 45 do Paraná, incluindo a estréia da Capital do Estado, Curitiba. As atividades na Capital são coordenadas pelo Sesc Paraná com o apoio de várias empresas, escolas, universidades, instituições e da comunidade em geral. E nas outras cidades, a coordenação fica sob a responsabilidade do Sesc da Região, em parceria com as Prefeituras e Secretarias Municipais, empresas e instituições .

Em 2004 foi apresentada a proposta de ampliar a interação das pessoas com os espaços urbanos, por meio da atividade física, revelando alternativas para lazer e diversão como escolas, empresas, ruas e praças.

O tema “Esporte por uma Comunidade Ativa” foi o slogan de incentivo do Dia do Desafio 2008 A proposta das atividades deste ano ressaltou a transformação da comunidade em um grupo de pessoas saudáveis e a construção de uma cidade melhor. O evento também estimulou as pessoas a redescobrirem espaços da cidade, encontrando ruas para caminhada, parque para brincar com as crianças, um campo para uma partida de futebol. Modificar comportamentos foi o objetivo principal deste evento que registrou a participação de 59.244.438 cidadãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu recado.

Envie para o nosso e-mail

LOCALIZAÇÃO DE PEABIRU

E-MAIL PARA CONTATOS.

peabirunorumocerto@hotmail.com

Praça Central

Praça Central

Hino a Peabiru.

Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru, oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. O amor aqui impera E o trabalho nos Conduz A um pedestal de gloria Por um caminho de luz. Liberdade no horizonte No céu um formoso azul Terras férteis. Rios, fontes És uma estrela do sul Peabiru, Peabiru, Terra amada varonil Peabiru oh! Minha terra Pedacinho do Brasil. Teu nome emoção encerra És caminho do sertão És meu berço, minha terra És a minha inspiração. Laboriosa e hospitaleira Destemida e varonil É a gente desta terra Também filhos do Brasil. Peabiru, Peabiru.....